colunista do impresso

Santa Maria da boca do monte - 5º parte - Virtudes


style="width: 100%;" data-filename="retriever">E a saga por tentar explicar um pouco mais sobre a economia de nossa querida cidade continua. Já são cinco textos sobre o tema que compartilho com os leitores. E o de hoje será sobre as virtudes de nossa Santa Maria.

Antes de adentrar no tema propriamente dito, é conveniente ressaltar que para se "ter" virtudes, devem ser combatidos os vícios. A virtú, como descrevia Maquiavel, deve ser a característica número um de todo grande líder. Como estamos falando de cidade, a liderança de espaço, de perfil econômico, de característica, enfim a excelência e o potencial que a cidade tenha. Mas vamos para algumas virtudes que temos. Saliento que nas "entrelinhas" já foram mencionadas outras nos textos anteriores, contudo, destaco algumas que se evidencia atualmente.

A primeira virtú, o setor educacional aqui instalado, ou dito de outra maneira, a excelência de formação do capital humano. A raiz histórica deste fenômeno está lá atrás na criação e implementação de nossa UFSM, por volta da década de 60 do século passado. Desta virtude que temos para o mundo, isto é, formar talentos, se possibilita a externalização e a existência de um bom comércio e de bons prestadores de serviço. Entre muitos, destaco a cadeia de serviço do mercado imobiliário. Ainda que o setor educacional é importantíssimo para a nossa economia interna, é preciso alertar que o mesmo está se transformando e isso poderá acarretar em perdas para a nossa economia. Portanto, se no setor existir algum vício este deve ser combatido e rapidamente criado alternativas eficientes.

A segunda, refere-se à posição geográfica de nossa cidade. De fato, ponto indiscutível, no entanto esta virtú não se refere à sociedade, mas sim uma questão de localização. Portanto, uma virtude geográfica. Contudo, podemos valorizar mais este quesito, fazendo com que aqui seja de fato um polo logístico do Estado do RS. Fazendo isso, com certeza teremos mais riqueza por aqui. Existem vários projetos, mas temos que ter a virtude de sair da teoria e ir para a execução. Sobre essa virtude, é bom explicar que para se consolidar como polo logístico regional, teremos que liderar o processo. Isto é, Santa Maria ser a cidade líder na Região Central e a protagonista, tomando a frente sobre os projetos estratégicos a serem efetivados aqui. Acho que temos pessoas capazes de fazer isso, eu acredito!

A terceira, e última, é a virtude do polo de saúde. Essa acredito ser a grande demanda futura, e com as melhores possibilidades de crescimento. Pelas boas práticas dos profissionais, pelas estruturas existentes e pela questão da localização de nossa Santa Maria, pode sim se consolidar para todo Estado como sendo o ponto de referência em saúde. Temos o caso de Passo Fundo, um ótimo case de sucesso. Que, aliás, se consolidou na região do planalto do RS. Temos totais condições de ser melhores ou equivalentes a esse case de sucesso em nosso Estado. E preciso ainda definir algumas arestas, contudo temos totais condições de liderar essa virtude. Podemos sim liderar esse processo, através da introdução de novas tecnologias na área. Essa pode ser a grande "sacada" ou oportunidade para o crescimento do polo em saúde. Eu também acredito que chegaremos lá!

Por fim, temos o polo militar/público, este bem consolidado e que poderá até crescer com o tempo. Eu acredito em nossas virtudes!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O Brasil de muitas leis e poucos resultados Anterior

O Brasil de muitas leis e poucos resultados

PLURAL: os textos de Atílio Alencar e Fabiano Dallmeyer Próximo

PLURAL: os textos de Atílio Alencar e Fabiano Dallmeyer

Colunistas do Impresso